A Linda Casa Fechada de Alexandre Sequeira é uma instalação audiovisual constituída por um texto, um filme, doze fotografias e um depoimento gravado. Dois monitores são dispostos lado a lado na parede. Num deles um filme mostra uma casa antiga, cheia de objetos e memórias, que estava há muito tempo fechada e se abre no decorrer da narrativa. Para se ver as imagens precisa-se abrir uma caixa de madeira que envolve o monitor. Na tela ao lado pode-se ler um texto que fala sobre a experiência de ser hóspede do lugar. Pequenas fotografias e o depoimento em áudio do morador da casa completam a obra.

Este trabalho originou-se da residência que realizei em Belém do Pará, na casa do artista visual e pesquisador Alexandre Sequeira, que convidou colegas para se hospedarem e produzirem na Residência São Jerônimo, uma antiga casa da sua família com um passado nobre que vem se fechando e sendo engolida pela cidade ao longo das últimas décadas.

A base do trabalho é um texto que escrevi ao longo da minha estadia no lugar. Ele é exibido num monitor como uma legenda de um filme inexistente, e pode também ser visto como um texto que ilustra um ambiente completamente escuro e, por consequência, cerrado. O monitor ao lado está envolto por uma caixa de madeira, com a porta fechada. Pode-se apenas ouvir o áudio do filme, que mostra a casa se abrindo, primeiramente por dentro e depois para a rua. Para se ver as imagens a caixa tem que ser aberta, num jogo de inversão de papéis: o texto adquire forma de peça audiovisual e está acessível, enquanto a imagem apresenta-se coberta e impedida por um objeto que tem que ser transposto.

Completando a instalação as doze fotografias, feitas com telefone celular, são dispostas na parede ao redor de um mini auto-falante, que transmite o depoimento do morador sobre a história da casa.

> TEXTO

:: A Linda Casa Fechada de Alexandre Sequeira, 2017 | texto que compõe a instalação - vídeo HD (16:9) com 10”53’ de duração exibido em looping em monitor tela plana de 20 polegadas.

> FILME

:: A Linda Casa Fechada de Alexandre Sequeira, 2017 | filme que compõe a instalação - vídeo HD (16:9) com 10”53’ de duração exibido em looping em monitor tela plana de 20 polegadas.

> MONTAGEM

:: Vista parcial da instalação montada.

> FOTOGRAFIAS