Fala Comigo é uma instalação audiovisual constituída por um mini projetor que emite imagens sobre a tela de um antigo televisor que não funciona mais.

 

Este trabalho investiga as possibilidades de diálogos entre dispositivos distintos e de épocas diferentes, a partir da constatação do caráter crescentemente efêmero dos bens de consumo e das tecnologias, e de seu rápido descarte e abandono. Assim, a concepção de uma conversa entre dois equipamentos com idades e modos de funcionamento próprios dá a eles uma nova alternativa de uso e sobrevida.

 

O conteúdo projetado sobre o televisor é um vídeo que mostra uma imagem repleta de interferências e ruídos, bastante comum em televisores antigos, intercalada por flashes de cenas icônicas da história da TV brasileira e mundial.

 

Como que num estado de agonia o velho aparelho tenta sobreviver, mas para isso depende de um mecanismo externo, contemporâneo, que aparentemente lhe recupera as funções vitais. No entanto, o que efetivamente acontece é somente uma projeção do que antes lhe era nativo.  

> SÍNTESE DA INSTALAÇÃO MONTADA

:: Fala Comigo, 2018 - instalação audiovisual composta por mini projetor, mini tripé, aparelho de televisão antigo e vídeo 640 x 480p com 3”41’ de duração exibido em looping.

> TRECHO DO VÍDEO QUE COMPÕE A INSTALAÇÃO

> VISTAS DA INSTALAÇÃO